sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)

Dados


Dado - conjunto de símbolos “arranjados” a fim de representar a informação fora da mente humana.

Elemento de Dado - subconjunto de símbolos que compõem um dado com significado específico, mas não representa a informação completa.

No exemplo:

O número de alunos matriculados na disciplina mate01 no primeiro semestre / 97 é 57.

Quais são os elementos de dados?

Disciplina : mate01

Período : primeiro semestre /97

Matriculados : 57


Sistema de Banco de Dados

Consiste em uma coleção de dados inter-relacionados e uma coleção de programas para prover o acesso a esses dados. O objetivo principal de um sistema de banco de dados é possibilitar um ambiente que seja adequado e eficiente para uso na recuperação e armazenamento de informações.


Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)

São softwares que permitem a definição de estruturas para armazenamento de informações e fornecimento de mecanismos para manipulá-las.

Exemplos : Access, DB2, Oracle

Sistemas de gerência de banco de dados (SGBD) surgiram no início da década de 70 com o objetivo de facilitar a programação de aplicações de banco de dados (BD). Os primeiros sistemas eram caros e difíceis de usar, requerendo especialistas treinados para usar o SGBD específico.

Nessa mesma época, houve um investimento considerável de pesquisa na área de banco de dados. Esse investimento resultou em um tipo de SGBD, o SGBD relacional. A partir da década de 80 e devido ao barateamento das plataformas de hardware/software para executar SGBD relacional, este tipo de SGBD passou a dominar o mercado, tendo se convertido em padrão internacional.

O desenvolvimento de sistemas de informação ocorre hoje quase que exclusivamente sobre banco de dados, com uso de SGBD relacional.


Sistema de gerência de banco de dados = software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um banco de dados.


Características de um SGBD: Integridade, restrições, segurança/privacidade, restauração, reorganização, eficiência.


Principais Objetos de um SGBD: Tabelas, visões, índices.

  • Tabela: Objeto criado para armazenar os dados fisicamente. Os dados são armazenados em linhas (registros) e colunas (campos). Os dados de uma tabela normalmente descrevem um assunto tal como clientes, vendas, etc.
  • Visões: Tabela lógica de um banco de Dados.
  • Índices: É uma ferramenta usada pelo gerenciador de Banco de Dados para facilitar a busca de linhas dentro de uma tabela. Índice Único: Índice criado a partir da chave primária, não permite a inclusão de linhas duplicadas. Índice de Performance: Facilita a busca de linhas na tabela.

Ctrl C + Ctrl V de Unicamp

4 comentários:

  1. Oi Leo,

    devo ter acesso a computador e internet por todo o feriado, espero q possamos tracar bastante idéias...
    muito legal esse link, apesenta uma estrutura de bd pra q um leigo no assunto possa entender. Como esse é o meu caso, obrigada.
    Conversei com o professor no final da última aula, e o mesmo propôs q a gente procurasse informação sobre o programa SciELO, que é um bd do CNPq que armazena publicações científicas. Tudo indica q este pode ser o nosso estudo de caso...
    Não sei se vai dar certo, mas adicionei o link no word e colei abaixo pra facilitar uma primeira consulta acerca do assunto. Caso não tenha procedido corretamente, é só fazer uma busca pelo google, q aparece muitas informações sobre o mesmo...
    Bem, espero q todos os colegas consultem algo sobre o scielo a fim de que possamos dividir as atribuições para montagem do nosso trabalho.
    abç
    Elione
    http://www.oei.es/noticias/spip.php?article1163

    ResponderExcluir
  2. Ao Clicar no Link você tem acesso ao conteúdo completo de um tipo de Slide em PDF que explica as noções realmente básicas de Banco de dados de uma forma clara, objetiva e simplificada. Tô indo conferir o endereço que você me passou. Bom Feriado.

    ResponderExcluir
  3. Pelo q vjo, o feriado será bastante animado...
    acessei o link q vc enviou, dei uma olhada em todo o material... Penso q falta apenas conversarmos sobre o seu conteúdo direcionado para biblioteconomia, vc já tem alguma idéia sobre isso?
    Assim q vc conferir as informações sobre o scielo, comente algo, pois a Carol apresentou um material (bdSP), vc já deu uma olhada?
    Dei uma olhada nas páginas iniciais, mas o restante não baixou...
    Assim, aguardo um comentário seu sobre ambos.
    Q vc me diz?
    Elione

    ResponderExcluir
  4. É interessante saber que vocês estão pesquisando sobre banco de dados, uma vez que é de suma importância para nós bibliotecários do futuro. Abraços, Janderlan

    ResponderExcluir