segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pergamum - Sistema informatizado de Bibliotecas

O que é o Pergamum?

Sistema Integrado de Bibliotecas - É um sistema informatizado de gerenciamento de dados, direcionado aos diversos tipos de Centros de Informação. O Sistema contempla as principais funções de uma Biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária com os seus usuários.

Origem do Nome


Pergamum, cidade de grande destaque intelectual e sabedoria, situada na Àsia menor. Teve como marca na história a criação de uma majestosa biblioteca, criada durante o reinado de Attalus I Soter (d. 197 AC) e Eumenes II (d. 160 / 159 AC). Esta obra era tão imponente que tinha a grandeza de informação que rivalizava com a famosa biblioteca de Alexandria.

Dizem que o pergaminho (charta pergamena) foi desenvolvido nesta cidade, após a cópia de livros terem sido prejudicadas por Ptolomeu Philadelphus que decretou uma lei proibindo a exportação de papiro do Egito.

Um comentário:

  1. Desde a antiguidade a preocupação com o conhecimento é notória, entretanto, era restrito a informação, hoje já temos livre acesso a noticias de uma forma mais ampla e virtual e ainda técnicas de buscagem rápidas e eficazes ao qual deram novo dinamismo na informação. Obrigada Edinara por mais esta dica!

    ResponderExcluir