segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O SISTEMA PERGAMUM

Menu principal
No menu principal encontraremos as seguintes opções de módulos: catalogação; empréstimo; consulta; relatórios; usuários; parâmetros; aquisição.

MÓDULO CATALOGAÇÃO
Neste módulo, será cadastrado qualquer tipo de material utilizando o padrão de catalogação. Os processos deste módulo são os seguintes:

Cadastro
Neste processo, serão cadastrados os dados do acervo para qualquer material existente na biblioteca. Existem alguns pontos obrigatórios para se cadastrar um acervo, são eles:
a) definir o tipo de obra do acervo (livros, artigosde periódicos, gravação de vídeo e outros);
b) definir a área de conhecimento para utilização de relatórios e pesquisas posteriores (utilizando o código de catalogação adotado, no caso da PUC o Dewey Decimal Classification);
c) o acervo deverá conter no mínimo o título principal e algum assunto (parágrafo 6XX).

Autoridades
Processo no qual serão padronizados os termos de autores e assuntos utilizados por todo o sistema. Pode-se trabalhar neste processo de duas maneiras: índices e autoridades. No primeiro caso, serão montados índices que serão utilizados no processo de catalogação. No segundo caso, serão montadas autoridades completas, com toda referência que caracteriza uma autoridade. Neste caso, deverão ser definidos os subcampos que serão transportados para a catalogação quando do uso de alguma autoridade. Estes campos deverão ser definidos nos processos de parâmetros de autoridades.

Transferências
Nas transferências, poderão ser alteradas automaticamente fornecedores e cabeçalhos padronizados relativos a autores e assuntos. A operação desta atividade se dará nas tabelas de catalogação e consulta dos materiais.

Consulta topográfica
Aqui poderão ser consultados os materiais pela sua classificação e outros dados definidos em quatro níveis de acesso.

Fornecedores
Nesta seção, serão informados os dados referente às editoras e fornecedores para aquisição dos materiais bibliotecários. Neste processo, também deverão ser informadas áreas de atuação de cada fornecedor para ajudar no processo de aquisição.

Exemplar
Neste item, serão alterados os dados do exemplar. Existem os casos nos quais será atualizado o item acervo. Neste caso, quando não existir mais nenhum exemplar vinculado ao acervo que foi referenciado, os dados do acervo serão apagados e liberados para posterior cadastro.

Imagem
Neste processo, serão cadastradas imagens relativas a determinado acervo ou exemplar. Neste caso, deverá ser estabelecida uma área de dados em disco para a gravação destas imagens.

5 comentários:

  1. Olá, o Sistema Pergamun é um sistema que está ajuda bastante a vida de um bibliotecario, isso tambem será muito util para aprofunda-mos e explorar a classificação, indexação dos documentos nas bibliotecas...

    ResponderExcluir
  2. Olá, o Sistema Pergamun trabalha na catalogação, isso faz com que bibliotecarios tenham acesso a ele e ajudam bastante...

    ResponderExcluir
  3. Pelo que vimos, o Pergamum é um programa que auxilia a biblioteca com suas diversas informações de bancos de dados, sendo tambem um dos programas mais utilizados em bibliotecas no Brasil, como vemos aqui na própria biblioteca da Ufam.
    Mas, e as bibliotecas que não dispõem de recursos para utilização de um programa como Pergamum ?
    Uma das soluções é o programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE), um software para catalogação e difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas dos mais variados portes.
    E mais: o BIBLIVRE também é um programa de difusão de conteúdo. Nele o usuário pode publicar seus próprios textos, além de músicas, imagens, filmes ou quaisquer tipos de objetos digitais que queira compartilhar online. Como adota padrões internacionalmente utilizados na informatização de bibliotecas, permite ao usuário acessar qualquer biblioteca do Brasil e do mundo, uma vez que as conecta e propicia a comunicação em rede de seus acervos.

    Desenvolvido em parceria pela SABIN e a COPPE/UFRJ, o sistema é licenciado gratuitamente como GPLv3 (General Public License da Free Software Foundation), que permite a sua difusão de uma forma ampla e garantindo a liberdade aos seus usuários para copiá-los, usá-los e redistribuí-los.

    Hoje, o BIBLIVRE é sucesso em todo o Brasil e, por sua extrema relevância cultural, possibilita a inclusão digital.

    SITE: http://www.biblivre.org.br

    ResponderExcluir
  4. E muito interessante saber sobre esse sitema que facilita é muito a vida dos bibliotecários.Boa postagem.

    ResponderExcluir
  5. o Pergamum é um dentre vários softwares voltados para classificação, catalogação, indexação de materiais bibliográficos. Esses softwares são de extrema importância para o bibliotecário do século 21, pois auxiliam o trabalho do bibliotecário, dando suporte à nossa profissão.

    ResponderExcluir