terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bancos de dados do Microsoft Office Access (Parte I)


Este artigo fornece uma breve visão geral dos bancos de dados — o que são, por que você desejaria usar um e o que fazem as diferentes partes de um banco de dados. A terminologia está voltada para os bancos de dados do Microsoft Office Access 2007, mas os conceitos se aplicam a todos os produtos de bancos de dados.

Como o artigo é um pouco extenso, o dividiremos em duas postagens.



Um pouco mais de conceito: O que é um banco de dados?

Um banco de dados é uma ferramenta para coletar e organizar informações. Os bancos de dados podem armazenar informações sobre pessoas, produtos, pedidos ou qualquer outra coisa. Muitos bancos de dados começam como uma lista em um programa de processamento de texto ou planilha. Conforme a lista cresce, começam a aparecer redundâncias e inconsistências nos dados. Os dados se tornam difíceis de entender no formato de lista, e há limitações nas maneiras de pesquisar ou puxar subconjuntos de dados para analisar. Quando esses problemas começam a aparecer, é conveniente transferir os dados para um banco de dados criado por um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS, Database Management System), como o Office Access 2007.

Um banco de dados computadorizado é um contêiner de objetos. Um banco de dados pode conter mais de uma tabela. Por exemplo, um sistema de rastreamento de inventário que usa três tabelas não é três bancos de dados, mas um banco de dados que contém três tabelas. A menos que ele tenha sido criado especificamente para usar dados ou código de outra fonte, um banco de dados do Access armazena suas tabelas em um único arquivo, junto com outros objetos, como formulários, relatórios, macros e módulos. Os bancos de dados criados no formato do Access 2007 têm a extensão de arquivo .accdb, e os bancos de dados criados em formatos anteriores do Access têm a extensão de arquivo .mdb. Você pode usar o Access 2007 para criar arquivos em formatos de arquivo anteriores (por exemplo, do Access 2000 e do Access 2002-2003).

Com o Access, você pode:

· Adicionar novos dados a um banco de dados, como um novo item em um inventário

· Editar dados existentes no banco de dados, como alterar o local atual de um item

· Excluir informações, talvez se um item for vendido ou descartado

· Organizar e exibir os dados de maneiras diferentes

· Compartilhar os dados com outras pessoas através de relatórios, mensagens de email, uma intranet ou a Internet

Ctrl C + Ctrl V de Office


Um comentário:

  1. Oi Leo,
    ainda não li todo o texto, a princípio gostei de uma parte vi rapidamente, mas gostaria de saber sobre a sugestão do professor para apresentarmos o bd scielo, do cnpq.
    Elione

    ResponderExcluir